Celpe-Bras

 Como fazer a inscrição no Celpe-Bras?

Para fazer a inscrição no Celpe-Bras, é necessário completar TODAS as cinco etapas abaixo descritas: 

1ª etapa: fazer sua inscrição no site do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para realizar a proxima etapa, é indispensável que o aluno tenha o comprovante de inscrição do site do Inep, gerado ao final desta etapa.

2ª etapa: acessar o Portal do Aluno para cadastrar-se no posto aplicador UnB. Se você não possui cadastro em nosso portal, basta acessá-lo, clicar em "Cadastre-se aqui" e inserir os dados solicitados. Logo depois, entre com o nome de usuário e a senha que você acabou de criar no nosso Portal e se inscrever em "PROFICIÊNCIA". 

3ª etapa: realizar o pagamento do boleto bancário gerado pelo Portal do Aluno ao final da 2ª etapa;

4ª etapa: encaminhar o comprovante de pagamento, o comprovante de inscrição gerado pelo site do Inep e um documento oficial com foto para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

5ª etapa: agendar o dia e o horário da sua prova oral. Feito todos os passos acima, aguarde que a equipe do posto aplicador entrará em contato com você. Caso não, envie um e-mail solicitando o agendamento pelo e-mail → O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O que é o exame Celpe-Bras?

O exame Celpe-Bras avalia, de forma integrada, a compreensão e a produção oral e escrita em Português do Brasil. A avaliação escrita ocorrerá para todos os candidatos, no Auditório Roberto Salmedron, da Faculdade de Tecnologia do Campus Universitário Darcy Ribeiro (a confirmar). A avaliação oral é individual e ocorrerá nos horários previamente agendados pela coordenação de aplicação do Exame Celpe-bras nas dependências do NEPPE. 

 
 
 

Dias de avaliação

Turno matutino

 Turno vespertino

1 de outubro/2018

parte coletiva 

(avaliação escrita)

parte individual

(avaliação oral) 

 2 a 5 de outubro/2018

parte individual

(avaliação oral)

parte individual

(avaliação oral)

A avaliação escrita realizar-se-á, provavelmente, no Auditório Roberto Salmeron, localizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro,  com chegada dos candidatos a partir das 8h para conferência dos documentos, uma vez que o início da prova dar-se-á às 9h, pontualmente.

(A CONFIRMAR)

Celpe-Bras_1º_2015_copy.png

 Em caso de dúvidas, por gentileza, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3107-7330 ou (61) 3107-7321.

 

Prezado(a) candidato(a).


Após a realização da inscrição no site do Inep para o exame Celpe-Bras. 
Agora, faz-se necessário inscrever-se no Posto Aplicador UnB para fazer a emissão do boleto bancário.
Para tanto, por favor, proceda da seguinte maneira:

1.         Entre em http://sistema.unbidiomas.unb.br/portal/index.php/login;

2.         Clique no botão "Cadastre-se aqui";

3.         Clique no botão "Prova Celpe-Bras";

4.         Insira os dados solicitados;

IMPORTANTE: guarde o seu nome de usuário e senha

5.         Clique em “Ir para a tela de login” para acessar o sistema.

6.         Utilize o nome de usuário e senha cadastrados;

7.         Clique no botão "Celpe-Bras";

8.         Selecione “Português”;

9.         Clique em “Selecionar” e, então, clique “Próximo”;

10.       Clique em “Concluir matrícula” e imprima seu boleto na página seguinte.

ATENÇÃO! Após pagar o boleto, favor enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. os documentos listados abaixo, digitalizados:

  • Comprovante de inscrição do INEP;

  • Cópia legível da documentação pessoal com foto;

  • Cópia do comprovante de pagamento (boleto bancário gerado no sistema do UnB Idiomas).

PRAZOS:O prazo final para efetuar o pagamento e para enviar os documentos digitalizados é até as 23h59 do dia 18/07/2018.
CANDIDATOS DE OUTROS ESTADOS:Na marcação da prova oral, daremos preferência para candidatos provenientes de outros estados, obedecendo a ordem de chegada dos documentos exigidos para homologação.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.