Sobre o NEPPE

Normas e Orientações


AVISO: O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE) não possui qualquer tipo de convênio ou acordo com nenhuma agência de turismo nacional ou internacional.
Para maiores informações, entre em contato com um de nossos atendentes pelo e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Admissão

Para estudar no NEPPE é necessário preencher alguns pré-requisitos:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Qualquer visto válido ou RNE (Registro Nacional do Estrangeiro).

Inscrição nos cursos

A inscrição pode ser realizada diretamente no site ou na secretaria do NEPPE. O estudante deverá anexar copias do passaporte original e do CPF.

Pagamento

O pagamento do curso deve ser efetuado à vista até o dia de início das aulas, via boleto bancário. Não há possibilidade de parcelar o pagamento do curso. O valor a ser pago é de R$1.100.

Frequência e Aproveitamento

Para certificação pelo NEPPE, é permitido ao aluno ter o limite de 6 faltas por módulo de 48 horas-aula, representando 75% de frequência.

 Cancelamento de Matrícula

  • O prazo máximo que o aluno possui para solicitar o cancelamento de sua matrícula com a devolução do valor pago ou com aproveitamento de crédito para o módulo seguinte, é de um dia útil após a quarta aula, independentemente de o aluno ter estado ou não presente à(s) aula(s).
  • A partir da quinta aula, não haverá qualquer ressarcimento dos valores já pagos, mesmo que o aluno tenha desistido do curso 
  • O aluno deverá formular oficialmente o seu pedido de cancelamento para regularizar sua situação e evitar a emissão de novos boletos bancários e possíveis cobranças, solicitando à secretaria do NEPPE o requerimento para cancelamento.
  • É obrigatório o preenchimento do campo “Justificativa” no formulário, para a devida apreciação por parte da Coordenação Administrativa, bem como a apresentação da cópia do comprovante de pagamento, imprescindível à formação do processo de ressarcimento proporcional.
  • O requerimento será encaminhado para o setor financeiro do UnB Idiomas para o devido cálculo financeiro. Nesse cálculo serão consideradas as horas-aula realizadas pelo aluno.
  • Caso o aluno não possua conta corrente em redes bancárias, poderá fornecer os dados de seu procurador, em nome de quem será emitida a ordem bancária.
  • A solicitação de cancelamento de matrícula deverá ser entregue pessoalmente na secretaria do NEPPE.

Portal do Aluno

O Portal do Aluno foi criado para facilitar sua vida acadêmica. Nele você terá acesso às suas notas e frequência. Caso não lembre sua senha, clique em "Esqueceu a senha?" que enviaremos uma nova combinação ao email cadastrado.

Bolsa de Estudos

O NEPPE oferece isenção de taxa dos cursos para alunos que sejam professores e/ou pesquisadores vinculados à UnB. Solicitamos que, no ato da matrícula, tragam comprovante de vínculo com a Universidade.

O NEPPE avalia pedidos de isenção de taxa dos cursos que não se enquadrem nas condições acima. As solicitações deverão ser encaminhadas por meio de requerimento formal ao Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português, com no mínimo 05 dias de antecedência à data de encerramento das matrículas da oferta em curso.

Material didático

Nosso material didático é elaborado pela equipe de pedagógica do NEPPE, sob a supervisão e orientação de especialistas na área de Linguística Aplicada e ensino aprendizagem de Português para Estrangeiros.

Pergunta frequentes

1. O que é o NEPPE?

O NEPPE é um Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros, desse modo, seus objetivos são: coordenar, supervisionar e promover o ensino por meio de oferta de cursos de Português para Estrangeiros; fortalecer e incentivar a pesquisa científica na produção de conhecimentos na área de Português para Estrangeiros; elaborar material didático específico; constituir-se parceiro do estágio curricular, extracurricular e de outras atividades práticas que devem ou podem ser cumpridas por estudantes da Universidade de Brasília ou por grupos de professores em serviço.

2. Quem pode se matricular nos cursos do NEPPE?

Os cursos destinam-se ao público adulto. Em razão disso, não serão processadas matrículas de menores de 18 anos, exceto a de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UnB.

3. Os cursos do NEPPE são abertos a toda a comunidade?

Sim. Para efeito de pagamento dos cursos, consideramos dois tipos de público: comunidade externa e comunidade interna. Comunidade externa: público em geral, que não possua qualquer vínculo com a UnB. Comunidade interna: público que possua vínculo com a UnB,  alunos, professores e servidores da universidade.

4. Onde posso estudar?

A oferta de cursos é no Campus UnB da Asa Norte. No presente período, devido à pandemia, os cursos estão sendo ofertados on-line, na plataforma Teams.

5. Como fico sabendo do período de matrículas?

O período de matrículas é divulgado no portal do NEPPE (www.neppe.unb.br) , por meio de cartazes afixados na UnB e por meio de banners em nossas redes sociais - Facebook e Instagram (@neppeunb).

6. Quais são os documentos necessários para matrícula em curso do Neppe?

O aluno deve apresentar CPF e um documento com foto válido no território brasileiro.

7. Já possuo certo conhecimento em português, posso ingressar em um nível diferente do Iniciante 1?

Sim. O teste de nivelamento é obrigatório nesses casos. O aluno deverá solicitar o agendamento do seu teste de nivelamento no site do NEPPE por meio do Portal do Aluno ou pessoalmente em nossas secretarias. Os dias e horários dos testes de nivelamento são marcados disponibilizados no período de matrícula.

O valor do teste de nivelamento é de R$ 42,00 - não haverá restituição do valor pago caso o interessado não realize o teste. O teste de nivelamento tem validade de 01 ano, a contar da data do resultado.

8. Já sou aluno do NEPPE, tenho prioridade no período de matrículas?

Sim. O NEPPE oferece dias específicos de um período para renovação de matrículas para aqueles que já são nossos alunos. Os cursos intensivos (ofertas de Inverno e Verão) não possuem período de renovação de matrículas.

9. Como devo proceder em caso de cancelamento de matrícula?

O cancelamento de matrícula com reembolso pode ocorrer antes do início das aulas ou após o início.

No caso do aluno solicitar o cancelamento de sua matrícula antes do início das aulas, faz jus à devolução do valor integral pago pelo curso.

No caso do aluno solicitar o cancelamento de sua matrícula após o início das aulas, ele fica responsável pelo pagamento dos custos gerados até a efetivação do pedido de cancelamento, incluídas todas as horas aulas ministradas, independentemente de seu comparecimento a elas ou não, bem como pelo pagamento de multa rescisória de 10% (dez por cento) sobre o valor total do contrato, relativa a custos administrativos.

Os procedimentos para a solicitação oficial de cancelamento de matrícula são:

  1. Preenchimento do formulário: ‘Requerimento para cancelamento’ que está no site: http://www.unbidiomas.unb.br/ no campo ‘Destaques’ à direita. Observação: é obrigatório o preenchimento do campo “Justificativa”;

  2. O formulário preenchido deverá ser entregue presencialmente em uma de nossas secretaria ou enviado ao e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., juntamente com o comprovante de pagamento do curso;

  3. O processo irá para a devida apreciação por parte da Coordenação Administrativa;

  4. O resultado da solicitação será informado ao aluno por envio de e-mail, pelo setor financeiro, em um prazo de até 20 (vinte) dias úteis;

  5. O ressarcimento do valor a que o aluno tem direito será creditado em conta corrente por ele informada em até 60 dias contados da data em que formulou o pedido de cancelamento de matrícula. Caso o aluno não possua conta corrente em redes bancárias, poderá fornecer os dados de seu procurador legal (pais ou responsável). Nesse caso, deverão ser fornecidos CPF e dados bancários completos do titular da conta.

  1. O NEPPE possui algum tipo de convênio com órgãos públicos ou privados?

Sim. O NEPPE organiza cursos corporativos com metodologias próprias que são realizados por meio de contratos específicos firmados entre a UnB e a Instituição solicitante. A Instituição solicitante deve entrar em contato conosco pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

11. O NEPPE oferece cursos para pessoas com deficiência auditiva ou deficiência visual?

Não, infelizmente o NEPPE ainda não dispões de recursos para a oferta de cursos com metodologia especializada para atender a esse público.

12. O Neppe emite certificado reconhecido pelo MEC? O certificado tem validade para dar entrado no processo de nacionalidade?

O NEPPE é um núcleo de ensino e pesquisa da Universidade de Brasília, instituição oficial do MInistério da Educação, órgão público Federal. Enquanto órgão público Federal, os documentos gerados por seus servidores, como os certificados e as declarações, têm fé pública presumida. Para processos de naturalização, no entanto, o aluno estrangeiro deverá solicitar informações no Ministério da Justiça.

13. O NEPPE emite carta de aceite para emissão de visto?

Não, pois é possível estudar no NEPPE com qualquer visto válido no território brasileiro.