IV Seminário de Estudos em Língua e Cultura - SELINC

cartaz-IV-Selinc-inf-1.1

IV Seminário de Estudos em Língua e Cultura - SELINC

Coordenação Geral: Profa. Dra. Lúcia Maria de Assunção Barbosa Introdução O IV SELINC - Seminário de Estudos em Língua e Cultura é uma atividade do Grupo de Pesquisa LINCURE: Língua, Cultura, Representação (CNPq). O nosso objetivo é investigar temáticas relacionadas à língua, à cultura e à interculturalidade. Buscamos, pois, entendê-las na sua dinamicidade semântica e reconhê-las como relevantes nas tensões e especificidades que se estabelecem em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Dessa perspectiva, o evento reúne estudantes, professores e pesquisadores de cursos de Graduação e dos Programas de Pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os trabalhos apresentados buscam compreender a linguagem associada às dimensões culturais em diferentes contextos de ensino e de aprendizagem de línguas.

Inscrições pelo site Apoio Logistico

Programação

  25 de junho de 2015

 

Horário

 

Atividade

8h30min-9h Acolhida

 

9h-9h30min

 

Abertura do Seminário
Direção do Instituto de Letras – IL
Chefia do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução – LET
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística
Aplicada – PGLA
Coordenação Geral do Programa UnB Idiomas

 

9h30-11h

 

Conferência de abertura
Programa Idiomas Sem Fronteiras e suas repercussões no
ensino-aprendizagem de línguas no Brasil
Palestrante: Profa. Dra. Denise Martins de Abreu-e-Lima
Assessora da Secretaria de Educação Superior - SESu
Ministério de Educação – MEC

 

11h-12h

 

Debate

 

12h-14h30min

 

Almoço

 

14h30min-
15h30min

 

Sessão de Comunicações I: Cultura e Ensino de Línguas

 

14h30min

 

Bárbara Caroline de Oliveira: O livro didático de língua estrangeira:
um espaço de representações culturais

 

14h50min

 

Elainne Batista Paulino: Ensino de português para professores de
Timor-Leste: contexto multilíngue e pluricultural

 

15h10min

 

Camila Batista dos Santos Sousa: A imagem do Brasil, uma
análise do estereótipo brasileiro veiculado pela mídia

 

15h30min

 

Denise Gisele de Britto Damasco: Língua e Cultura na Nova
Capital

 

15h30min-
15h40min

 

Debatedoras da mesa: Raquel Sueli de Almeida Alcântara da
Silva e Bárbara Caroline de Oliveira

 

15h40min-16h

 

Intervalo

 

16h-17h

 

Conferência de encerramento do primeiro dia de atividades
“Ensino de PLE no Japão: situação atual e desafios”
Profa. Dra. Katsumi Kosaka
愛知県立大学 Universidade Estadual de Aichi, Japão.

 

 

26 de junho de 2015

 

 

Sessão de Comunicações II: Análise de Material Didático

 

9h

 

Victor Coutinho Araújo: Reflexões sobre os (auto)retratos das
brasilidades no livro “Dirty Portuguese”

 

9h20min

 

Ana Carolina Calil: A representação do brasileiro em material
didático para adolescentes

 

9h40min

 

Narciza Brito Damasceno: Mediação cultural em filmes publicitários
para o ensino de língua estrangeira (francês)

 

10h

 

Gabriel Nascimento dos Santos: E a história não acabou, nem a
luta de classes: a construção da identidade de classe social no
livro didático de língua inglesa

 

10h20min-
10h30min

 

Debate

Debatedores da mesa: Verônica Vineck ý e Giuliano Castro

 

10h30min-
10h45min

 

Intervalo

 

 

Sessão de Comunicações III: Cultura, Culturas

 

10h45min

 

Daniel Freitas Ferreira: A tradução do “eu” e do “outro”: a
alteridade e a identidade na formação do discurso em língua
estrangeira

 

11h05min

 

Elysio Soares Santos Junior: Compreensão e mal-entendidos na
interação face a face do CELPE-BRAS

 

11h35min

 

Raquel Sueli de Almeida Alcântara da Silva: Implícitos culturais:
desvelando outros significados do léxico Kayabi

 

11h55min

 

Drielle Caroline Izaias Juvino Souza: O tratamento hipertextual do
léxico culturalmente marcado em letras de músicas brasileiras

 

12h-12h15min

 

Debate

Debatedores da Mesa: Fabrício Fernandes e Narciza Damasceno

 

12h30min-
14h30min

 

Almoço

 

 

Sessão de Comunicações IV: Ensino de Línguas para
imigrantes e refugiados

 

14h30min

 

Cláudia Cruz e Priscila Formiga: Ensino público no DF e os alunos
estrangeiros: dados e experiências do projeto PROACOLHER

 

15h

 

Projeto – PROACOLHER: “Português para Estrangeiros: Módulo
Acolhimento – Paranoá, DF”

 

 

Projetos coordenados pela Profa. Dra. Lúcia Maria de
Assunção Barbosa